Barra Funda



Começo na linha vermelha e na linha amarela finalizo...







Paula Yida me acompanhou nessa jornada se aventurou a usar uma câmera gopro, tivemos o desafio do acaso, já que queríamos ser discretas na multidão, as imagens se mantiveram como rastro sugestiva do acontecimento.
Começo na estação Barra Funda, horário de pico, a multidão querendo voltar para casa, entrar no trem, elas se atropelam... Mas olho ao redor e busco uma conversa. 
_ Posso te fazer uma pergunta? 
_ Bem, já está fazendo!
(sorri, e deixei que tirasse das minhas mãos uma carta com a pergunta, e para ele saiu:) "Cuáles son las flores qué más te gustan?"
(Ele olhou nos meus olhos) _ O que você está fazendo? É poeta?
_ Estou colecionando perguntas. Sim eu gosto da poesia...
_ Eu também gostava da poesia.
_ Não precisa responder a pergunta! (eu entreguei outro cartão, com a foto na qual eu tinha respondido a pergunta, a da banca das flores do largo da Arouche e pedi) _ Você pode me deixar uma pergunta? (mas antes que ele falasse, não resisti e perguntei) _ De que país você é? (Noto seu acento diferente.)
_ Sou da Jamaica. ( seus olhos encheram de água, mas não sei exatamente se estava emocionado ou se era algo em seus olhos) _ E voce, é daqui?
_ Sim, vivo no centro.
_ Vivo em São Paulo à 21 anos. Eu vivi no bairro do Arouche quando eu cheguei. Conheci um americano quando estive aqui nos meus primeiros 60 dias, eu buscava trabalho, e ele me fez 3 perguntas... (ele de fato estava emocionado, não sei o que te tocou... mas foi forte)
_ Pode escrever sua pergunta?
_ "Quando as flores falavam, e o vento, que vinham das serras diziam, voces, são lindas, onde estava a natureza?"






Esse foi o começo...

Notei que quando abordava as pessoas, causava estranhamento, elas se afetavam, não esperavam...




E das outras perguntas que me deixaram...
 
Até onde vai o Amor?
O que é vital para Ti?
Qual o seu maior Sonho?
O que você faz para ser Feliz?
O que você faria pra ser Feliz?
O que é a vida para você?
JIM cheri
Como não se perder na República?
Eu sou eu, eu sou Outros?



Discorrer...